Mulheres pedem para que "Óleo" não seja solução

 



Hoje, dia 07 de Abril, comemora-se o dia das Mulheres Moçambicanas em homenagem à Josina Machel, Primeira-dama da República de Moçambique — mulher do primeiro Presidente de Moçambique, Samora Moisés Machel. Durante às celebrações, várias são às mulheres que deixaram ficar várias mensagens importantes e que se espelham com a actualidade no nosso país.


No Praça da Independência, onde fizemos uma ronda no período da manhã, encontramos duas mulheres sentadas que, segundo elas, estavam a celebrar o dia da melhor forma possível.

 Ao ser questionada sobre o porquê que algumas mulheres têm se zangado com os maridos quando estes não compram capulanas para 7 de Abril, à senhora Joana afirmou que, em Nampula, cada mulher tem à sua origem e seus hábitos. Ela, por exemplo, quando o marido diz que não tem dinheiro para comprar produtos para a comemoração de uma data festiva, ela apenas ergue a cabeça e fica “relaxada” em casa como se nada tivesse acontecido e aconselha que outras mulheres sigam o seu exemplo e evitem conflitos.


Uma outra que esteve do seu lado, também disse que os homens devem escolher o tipo de mulher para casar e evitar casos de desentendimento em datas como estas que, muita das vezes, culmina em ferimentos onde o homem é queimado, geralmente, por óleo fervente. 

Ela até acrescentou que alguns homens é que costumam a ser culpados ao levar algumas mulheres do litoral de Moçambique. Num momento de muita conversa com nossos jovens, à mulher pediu que às mulheres não queimem os seus maridos com óleo fervente por não ter dinheiro para comprar capulanas para determinada festividade, acrescentando que, a festa é de apenas um dia e não há necessidade de se queimar com óleo.

Várias são às mulheres e os homens que abordaram sobre à situação e pediram que haja paz e amor em todos os relacionamentos do nosso país, evitando “se dar banho com óleo fervente”. Aliás, esta prática tem ocorrido mais em Nampula, principalmente nos distritos de recente aumento populacional.


Nesta parcela do país, às mulheres celebraram de boa forma o seu dia, segundo uma ronda feita pela nossa equipe em quase todos os cantos da Cidade de Nampula. Sobre um possível imprevisto, ainda não temos nenhuma informação e aguardamos que às autoridades nos comuniquem em comunicado ou chamada de colectiva de imprensa da praça.



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Novunga corre risco de ir preso e condenado a 8 anos

Presidente Daniel Chapo empossa novo Chefe do Estado-Maior General das FADM