FISCALIZAÇÃO EM QUELIMANE: ENCERRA UM ESTABELECIMENTO COM OS DONOS NO INTERIOR

 


O Conselho Municipal da Cidade de Quelimane (CMCQ), na Zambézia, liderado pela RENAMO,procedeu, na quinta-feira (03 de Abril de 2025), com o enceramento de um estabelecimento de venda de peças de motorizada e outros materiais por alegada má gestão de resíduos sólidos na parte dos agentes econômicos. Na altura em que a loja estava sendo encerrada, os proprietários estiveram no interior, mostrando, desta forma,uma clara falta de diálogo entre o município e os agentes econômicos da Cidade.

Em um vídeo amador em que tivemos acesso, mostram o momento em que o Vereador e os proprietários da loja entraram em discussão. O motivo da discussão era o não pagamento de uma dívida de lixo e de multa, produzida pela proprietária do Estabelecimento, num valor de 240 mil meticais. 

A vítima, mostra-se ainda mais indignada pelo facto do município ter vindo encerrar a loja por conta da multa de 240 mil meticais do lixo, que teriam sido dados 15 dias para pagar, mas, aconteceu sem o aviso prévio. De acordo com outros comerciantes, este é o comportamento que afugenta o negócio dos moçambicanos nos principais mercados do país.

Os outros agentes econômicos que estiveram do lado de fora, disseram que há um excesso de zelo por parte do Município de Quelimane nesta parte, pois, em outras ocasiões, eles pediram um contentor para a gestão de resíduos sólidos, mas, o município não se disponibilizou para o caso. Em contacto telefônico, o Município avançou que o enceramento de actividades é previsto por lei, após o vencimento do prazo do pagamento sem a necessidade de notificação adicional.

Importa referir que, até a retirada de uma colectiva de imprensa por volta do início da tarde de quinta-feira, os proprietários continuavam trancados no interior, sem saber, pelo menos, a que horas sairiam.

Fonte : Tv Diário Nampula 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

Novunga corre risco de ir preso e condenado a 8 anos

Presidente Daniel Chapo empossa novo Chefe do Estado-Maior General das FADM